Começar um novo relacionamento aos 50: Dicas

Namorar nunca foi fácil, e assume novos aspetos quando você passa dos 50. Nesta altura, a maioria das pessoas já teve relacionamentos de longo prazo, casamentos, filhos e divórcios (ou mortes), e tornam-se mais exigentes e diretos por causa disso.

Há outros aspetos complicados que acompanham novos relacionamentos de pessoas mais maduras, como a culpa por seguir em frente, não ter certeza do que você quer do futuro ou como abordar a intimidade física com alguém novo. Reuni algumas dicas sobre o que fazer num relacionamento quando você tiver mais de 50 anos, que certamente vai ser maravilhoso.

1. Não se esqueça de si mesma!

É emocionante ter alguém com quem sonhar acordado e sentir “borboletas na barriga” novamente, mas certifique-se de se concentrar em si mesmo tanto quanto se concentra no novo parceiro. Certifique-se de que ele a trata corretamente, dando-lhe espaço suficiente para continuar com seus hobbies, ver os seus amigos e que não exija mais do que lhe dá. A sua felicidade é tão importante quanto a dele, e você precisa protegê-la.

2. Seja honesta sobre quem você é.

É normal querer dar o seu melhor durante o início de um relacionamento e mostrar o seu eu mais brilhante e charmoso, mas não exagere, não fuja da realidade. Há um limite de tempo que você pode manter essa fachada, mas se exagerar, as coisas podem tornar-se complicadas quando ela desaparecer.

Exemplos: se você odeia caminhadas, não diga que tem uns ténis fantásticos e que treina todos os dias. Se você odeia jazz, não ande por aí com uma boina só para impressionar sua nova paixão. Mais cedo ou mais tarde, ele descobrirá que foi tudo uma fachada e que a conexão que você construiu foi feita sobre uma base falsa.

3. Aproveite a vida com o seu novo romance.

Agora que tem alguém para namorar de novo, então divirta-se com isso! Vista-se bem , use o batom que lhe fica melhor e explore a cidade com seu novo parceiro. Vá a novas aberturas de restaurantes, enfie-se em bares de vinho, assista a uma peça, vá a restaurantes da moda. Vivam aventuras juntos. É o momento de aproveitar a sua cidade, então aproveite ao máximo!

4. Divirta-se nesses primeiros tempos do seu novo relacionamento.

Não pense demais nas coisas e divirta-se apaixonadamente. Sinta aquele friozinho na barriga toda vez que ele lhe ligar, envolva-se na sensação de sentir falta dele enquanto estão separados e mantenha esse sentimento de antecipação à medida que seu encontro se aproxima. Os estadios iniciais de um relacionamento são alguns dos melhores, então deixe-se levar por esses sentimentos.

5. Fale se algo a incomodar.

No início do relacionamento, um incómodo ou um aborrecimento pode não parecer grande coisa, mas passar tempo demasiado com eles, isso pode tornar-se um obstáculo.

Diga imediatamente o que a incomoda … pode ser dito sem muita emoção ou calor. Mas se você reprimir por semanas ou meses, quando finalmente compartilhar os seus sentimentos, pode explodir e transformar-se numa briga. Portanto, faça um favor a si mesma e fale se algo a incomodar – seja algo que ele disse ou algo que ele fez. Vai ficar mais leve e mais feliz por isso.

6. Ouça sua intuição.

Se o seu instinto lhe diz que você se conecta lindamente com essa pessoa e se sente em casa quando está com ela, então incrível! Mas se você tem alarmes silenciosos tocando em sua cabeça e sabe que algo está errado, então ouça o seu instinto. Seja honesta com o que você precisa para se sentir realizada durante um relacionamento e não ignore os sinais de alerta que você está percebendo.

7. Mantenha o seu relacionamento leve e arejado.

Em vez de pular para propostas de casamento e trocas de alianças, aproveite essa nova sensação de ter uma paixão e mantenha-a leve e alegre. Encontre-se para sair, tenha conversas sedutoras, experimente novos lugares com os quais você não tinha ninguém para ir anteriormente e fique feliz por ter alguém para lhe dar borboletas no peito. Embora não haja problema em olhar para o futuro, tente aproveitar a situação atual e viva o momento. Você só consegue a sensação de lua de mel uma vez, então aproveite-a.

8. Não o compare com seu ex

Não traga bagagem para um novo relacionamento comparando o seu novo namorado com seu ex. Quer você comece a procurar por semelhanças imperfeitas ou perceba como seu ex era melhor em certas áreas, dar ao seu novo namorado uma barra tão pesada para levantar não é justo. Ele é uma nova pessoa com suas próprias peculiaridades, histórias e qualidades, e compará-lo a fantasmas não é saudável ou produtivo.

9. Faça um inventário de si mesmo

O que você quer de um relacionamento nesta idade? Como você se sente em relação a essa pessoa e como ela faz você se sentir quando estão juntos? Você se sente seguro, feliz, confiante? Ele permite que você seja o seu verdadeiro eu, ou você sente que precisa fingir para que ele a aprove? Você está comprometendo alguma coisa enquanto está com ele?

Para descobrir as respostas para todas essas perguntas complicadas, pegue num caderno e anote todos os seus pensamentos. Colocá-los no papel clarifica-os e torna mais difícil ignorar os seus sentimentos, e isso a ajudará a capturar uma imagem mais clara do que está sentindo (especialmente se não tiver certeza sobre namorar novamente). Faça um inventário de seus sentimentos e veja se este é o relacionamento certo para si.

10. Não deixe que o novo namoro eclipse tudo o resto

As primeiras semanas num novo relacionamento são um turbilhão e, às vezes, têm o potencial de eclipsar tudo em nossas vidas se não formos cuidadosos. Mas não faça do seu novo namorado sua prioridade número um e negligencie todo o resto. Abandonando seus hobbies e ignorando seus projetos de paixão, cancelando amigos e não aparecendo em suas reuniões ou compromissos sociais, você está basicamente apagando quem você é. E essa mulher dinâmica e ocupada não é a pessoa por quem seu novo amigo se sentiu atraído.

11. Tudo bem ir devagar

Se este é o seu primeiro encontro após um divórcio ou perda de um parceiro, não há problema em ir devagar. Você não precisa dar as mãos ou flertar e pode esperar semanas antes de dar o primeiro beijo. Faça o que parece certo para si e, se quiser ser mais cuidadosa no seu novo relacionamento, apenas deixe ele saber para que ambos estejam na mesma página. Você não precisa ser pressionada a nada com a que não se sinta confortável.

12. Seja sincera sobre os seus limites físicos

Nem todo mundo se sente confortável beijando em público ou de mãos dadas enquanto caminha pela rua. Se os toques a envergonharem enquanto estiver em um restaurante ou no cinema, fale! Esse momento de honestidade não apenas garantirá que você não se encolherá por dentro toda vez que ele tentar segurar a sua mão durante as compras, mas também lhe dará a chance de explicar que é apenas a sua preferência e não um sinal de que você não está interessada nele.

13. Mostre como o aprecia

Mostre naturalmente como o aprecia e veja como ele retornará com admiração e mais aberto aos seus sentimentos. É um exercício especialmente útil se você tem se sentido fechada ou tímida com pouca confiança ultimamente.

Quando ele a elogiar, agradeça. Compartilhe com ele como ele a faz sorrir. Se ele ficar bem como está vestido, diga-lhe e vai fazê-lo sentir-se bem. Se você se está a divertir, diga-lhe como está feliz por estar naquele encontro com ele. 

14. Não se esqueça de ouvir

É fácil se perder no romance de um novo relacionamento, mas toda essa empolgação pode fazer você fechar os olhos para o que está aprendendo sobre a nova pessoa. Enquanto você está ocupado sonhando com o que isso pode se tornar, não se esqueça de ouvir o que ele lhe está a dizer. Se houver bandeiras vermelhas ou problemas compartilhados, não os ignore porque você gosta da sensação de estar num novo relacionamento.

15. Compartilhe-se de forma significativa

Se a sua nova paixão saiu do encontro sem saber nada de novo sobre você porque ela dominou a maior parte da conversa, então você não se compartilhou de maneira significativa. Mesmo que você tenha alguém novo para ocupar suas noites de sexta-feira, ainda pode parecer solitário estar em um relacionamento se você não estiver se abrindo e tendo alguém que realmente o veja. Derrube suas paredes e convide-o a entrar.

Partilhe este artigo nas redes sociais

Scroll to Top

Receba os novos eventos em primeira mão

× Fale Connosco!