Várias pessoas querem participar nos eventos da Porto e Companhia, mas dificilmente conseguem ultrapassar a timidez e vir por exemplo aos nossos Dinner Party.
Pois é, para algumas pessoas, sair com um monte de gente numa festa é uma noite bem passada. Para outros, apenas a ideia os faz querer correr e se esconder. Identificamos algumas causas da timidez e oferecemos algumas ideias para superá-la.
Isto pode ajudar se:
– você se sente tímido em situações sociais
– você quer conhecer novos amigos
– você quer se sentir mais confiante em situações sociais.
Por que sou tímido?
Por que algumas pessoas são tímidas em situações sociais, enquanto outras são muito sociáveis? Embora nem sempre seja claro o porquê, existem algumas explicações possíveis, incluindo autoimagem negativa, bullying, traços de personalidade e falta de experiência de interação social.
A maioria das pessoas fica tímida de vez em quando, e não há nada de errado nisso. Mas se sua timidez começou a incomodá-lo, ou sente que está atrapalhando de alguma forma, há coisas que pode fazer para superá-la.
DE TÍMIDO A SOCIÁVEL.
Aqui estão algumas dicas confiáveis para ajudá-lo a sair de sua concha e mostrar à sua timidez quem manda:
Passos de bebé são o caminho certo a percorrer. Se você se desafiar a fazer 15 melhores amigos numa semana, pode estar estabelecendo um padrão um pouco alto. O seu primeiro objetivo pode ser ter uma conversa de cinco minutos com alguém que você não conhece muito bem.
Lembre-se das coisas excelentes sobre você. E daí se você é tímido? Você tem muitos outros pontos fortes. Se está a sentir-se deprimido com a sua timidez, não se esqueça de todas as outras coisas boas que tem.
Por que você é tímido? Se você descobrir por que é tímido em primeiro lugar, isso pode ajudá-lo a superá-lo. Por exemplo, se é porque você tem uma imagem negativa de si mesmo, talvez queira dar uma olhada em algumas dicas para melhorar sua auto-estima.
Eles não estão olhando para você. Quando você se sente tímido, pode ser fácil cair na armadilha de pensar que as pessoas com quem você está estão olhando para si a julgá-lo. A verdade é que eles provavelmente nem estão pensando em si. Pelo que você sabe, eles podem estar a planear simplesmente o que vão jantar
Mude o seu foco. Se você se sentir stressado com o que as outras pessoas podem estar pensando sobre si, tente mudar seu foco para a outra pessoa. Faça perguntas sobre eles mesmos e tente aprender mais sobre eles. Pense em algumas perguntas que você pode fazer às pessoas e tente descobrir mais quando elas responderem.
Converse consigo próprio. A conversa interna positiva não é fácil, mas se você praticar por um tempo e melhorar, funcionará muito bem para aumentar sua autoconfiança. Você ficará surpreso com a diferença que um pouco de amor próprio pode fazer.
Não evite totalmente as situações sociais, mesmo que elas o deixem nervoso e desconfortável. Cada vez que você as enfrentar, ficará mais bem equipado para lidar com elas de uma maneira que goste.
Pratique as suas habilidades sociais. As habilidades de comunicação são úteis na maioria dos aspetos da sua vida. Fique habilidoso: verifique algumas dicas de comunicação.
Se você está a pensar que é muito difícil…
Superar a timidez é possível, mas pode não parecer fácil. Se você deu uma chance a essas dicas e ainda está tendo problemas, converse com alguém em quem confia, como um membro da família, professor ou conselheiro. Se você está realmente lutando com sua timidez, pode haver algo mais acontecendo. Marque uma consulta com um clínico geral ou profissional de saúde mental, que pode conversar com você e ajudá-lo a elaborar um plano.
O que eu posso fazer agora?
Saiba mais sobre como desenvolver grandes habilidades de comunicação.
Não espere que sua timidez desapareça da noite para o dia, mas continue trabalhando nisso.
Leia sobre como construir autoconfiança.
Explorar outros tópicos.
Nem sempre é fácil encontrar o lugar certo para começar.
3 PASSOS PARA UMA MELHOR COMUNICAÇÃO
A comunicação clara e eficiente é uma forma de arte e pode exigir muita prática para dominá-la. Aqui estão algumas dicas úteis para o orientar a melhorar as suas habilidades de comunicação, para que possa tornar-se assertivo e confiante ao transmitir sua mensagem.
Como comunicar de forma eficaz:
Pratique a escuta ativa.
Seja assertivo e confiante ao expressar os seus pensamentos.
Lembre-se de estar atento à sua linguagem corporal.
Seja específico sobre sua mensagem e direto ao descrever o que você quer dizer.
Sempre considere com quem você está falando e adapte o seu estilo de comunicação para se adequar à situação.
Seja um ouvinte ativo
Bons ouvintes fazem perguntas, respeitam o direito das pessoas de discordar e sabem quando oferecer ajuda. Aprenda a ser um ótimo ouvinte com estas etapas simples:
Deixe os outros falarem. Se alguém falar com você sobre algo difícil ou importante, não o interrompa com uma história sobre você, mesmo que seja relevante. Deixe-os terminar o que querem dizer e, em seguida, ajude-os a descobrir como se sentem a respeito.
Não julgue os outros. Se alguém vier até você com um problema, ajude-o a resolver o que quer que esteja enfrentando e sugira opções em vez de julgar.
Aceite que eles podem discordar de você. Se alguém vier até você para pedir ajuda ou conselho, não espere que eles façam exatamente o que você diz. Embora eles possam ter procurado seu conselho, eles também podem discordar dele. Deixe-os escolher seu próprio caminho.
Faça perguntas abertas. Em vez de fazer perguntas do tipo “sim/não”, use perguntas abertas que permitam que o orador leve a discussão na direção que deseja. Por exemplo: ‘Você pode me falar sobre…?’
Mostre a eles o que você está ouvindo. Faça perguntas sobre o que eles dizem e recapitule o que eles disseram em palavras diferentes para ver se você acertou. As pessoas confiarão mais em você se souberem que você realmente as está ouvindo.
SEJA UM COMUNICADOR ASSERTIVO
Existem três formas principais de comunicação:
A comunicação agressiva envolve falar de maneira enérgica e hostil que afasta os outros.
A comunicação passiva é caracterizada por não expressar seus pensamentos, sentimentos ou desejos. Essa forma de comunicação pode fazer você se sentir como se os outros estivessem andando em cima de você.A comunicação assertiva envolve expressar claramente o que você pensa, como você sente e o que você quer, sem exigir que você faça as coisas como alguém quer.
A comunicação assertiva envolve expressar claramente o que você pensa, como você sente e o que você quer, sem exigir que você faça as coisas como alguém quer.
Quando você é assertivo, você pode:
expressar seus próprios pensamentos, sentimentos e necessidades
fazer solicitações razoáveis de outras pessoas (respeitando seu direito de dizer ‘não’)
defenda seus próprios direitos
diga ‘não’ aos pedidos dos outros, sem se sentir culpado.
Cuide da sua linguagem corporal
A maneira como você fala – incluindo o volume e o tom de sua voz, seus gestos físicos e suas expressões faciais – tem um impacto importante em como sua mensagem será recebida. Por exemplo, se você cruzar os braços na frente do peito e parecer severo, é provável que as pessoas se sintam na defensiva antes mesmo de ouvir o que você tem a dizer.
O QUE EU POSSO FAZER AGORA?
Esteja ciente de como a sua linguagem corporal pode fazer as pessoas se sentirem confortáveis.
Pratique a comunicação assertiva, dizendo o que pensa, o que sente e o que deseja.
Pratique perguntar às pessoas sobre elas mesmas e lembre-se de deixá-las falar sem interrupção.
Assim, para superar a timidez pratique a sua forma de comunicação. Siga os exemplos que aqui deixamos. Assim, vai conhecer novas pessoas, conhecer novos amigos e vir de forma descontraída a um nosso Dinner Party. Não sinta timidez. O nosso Slow dating é feito de forma elegante e descontraída. Você sentir-se-á à vontade.
Partilhe este artigo nas redes sociais