Por que relacionamentos amorosos nos tornam mais saudáveis?

Por que ter relacionamentos amorosos nos tornam mais saudáveis? Porto e Companhia - Criadores de relacionamentos

Não há como negar que o amor em si traz importantes benefícios à saúde que podem afetar o bem-estar mental, emocional e até físico. Além disso, ninguém disse que precisa de estar envolvido romanticamente para aproveitar os benefícios de um relacionamento saudável! Explore como o amor e a saúde estão relacionados.

Os relacionamentos amorosos sustentam-nos e mantêm-nos saudáveis. Todo o tipo de relação amorosa. Todos os dias nos envolvemos numa variedade de relacionamentos. Desde coordenar o nosso dia com nosso cônjuge e filhos até colaborar com colegas de trabalho e cumprimentar o caixa de supermercado favorito.

Termos uma pessoa ou mais com quem partilhamos boas notícias, momentos tranquilos, histórias engraçadas, frustrações ou observações tolas, faz-nos bem. Nós recorremos regularmente a pessoas diferentes por motivos diferentes. 

“Pessoas envolvidas em relacionamentos amorosos têm menos dor e mais emoções positivas. Amizades amorosas tornam-nos mais resistentes quando chegam tempos difíceis”.  Uma coisa é sentir-se bem com um relacionamento, mas esse relacionamento pode realmente ser bom para nossa saúde?

Benefícios comprovados para a saúde de partilhar um relacionamento saudável.

VIVEMOS MAIS

Estudos mostram que pessoas envolvidas em relacionamentos positivos vivem mais. “As pessoas, principalmente os homens, são mais saudáveis quando casados e vivem mais”, diz Dr. Jones da Universidade de Utah. Os especialistas atribuem esse fenómeno a fatores como a redução do stress. Em relacionamentos românticos, um parceiro geralmente desiste de maus hábitos – como beber muito ou fumar – para apoiar o relacionamento. Como resultado vêm hábitos saudáveis que aumentam a longevidade.

TEMOS MENOR PRESSÃO ARTERIAL

Apaixonar-se, casar e manter relacionamentos e amizades saudáveis demonstraram reduzir os sentimentos de isolamento e depressão em homens e mulheres, ao mesmo tempo em que aumentam a sensação de pertença e felicidade.

Encontrar uma relação amorosa pode fazer o seu coração bater mais forte, mas a sensação de segurança de um relacionamento amoroso acalma a ansiedade e mantém sua pressão arterial sob controle.

“Sabemos que as emoções negativas podem levar a resultados adversos à saúde”, diz Steinberg. “Nos cenários mais graves, mas incomuns, eventos emocionais repentinos e graves podem imitar um ataque cardíaco, também conhecido como ‘síndrome do coração partido’. É lógico que o oposto também é verdadeiro.”

Além disso, as pessoas que sentem amor ficam mais relaxadas e mais propensas a praticar exercícios ou outras atividades benéficas para o coração.

REFORÇAMOS O NOSSO SISTEMA IMUNITÁRIO

Nunca falha – no momento em que experimentamos níveis elevados de stress, seja no trabalho ou em conflitos pessoais, um resfriado certamente se seguirá. No entanto, estudos mostram que as pessoas que se envolvem em relacionamentos positivos e de apoio produzem mais oxitocina e parecem menos propensas a sucumbir aos efeitos negativos do stress, ansiedade e depressão. Sentir-se amado, cuidado e seguro tende a estimular o sistema imunológico. 

ESTAMOS MAIS FORTES FISICAMENTE

Quando é difícil manter-se motivado para se exercitar e comer corretamente, o apoio de um bom amigo pode dar-lhe o impulso necessário para se manter no caminho certo. Novos relacionamentos românticos são um benefício para a perda de peso e boa saúde, pois queremos ter a melhor aparência e agir da melhor maneira possível para aquela pessoa especial. Nada como uma enxurrada de elogios para nos motivar a manter nossa aparência física.

DESFRUTAMOS DE BOA SAÚDE DO CORAÇÃO

Quando a sua relação amorosa faz o coração disparar, ela dá ao seu coração um treino saudável. Esses sentimentos amorosos fazem com que o seu cérebro liberte dopamina, adrenalina e norepinefrina, o que faz o coração bater mais rápido e mais forte em resposta a essas emoções. Mantém um coração saudável. Estudos indicam que aqueles que estão envolvidos em casamentos saudáveis e felizes têm um risco menor de desenvolver doenças cardiovasculares em comparação com aqueles que vivem relacionamentos stressantes ou tendem a sentir-se solitários.

SENTIMOS MENOS DOR

Lembra-se de um filme em que o herói corajoso suporta uma dor intensa pelo seu verdadeiro amor? A sua inspiração pode até estar fora de vista, mas uma imagem mental dela é suficiente para ele suportar a dor por causa dela. Um estudo comportamental demonstrou que “a apresentação de fotos de parceiros românticos foi suficiente para reduzir a dor induzida experimentalmente”. Por outro lado, mostrar aos sujeitos que sofrem fotos aleatórias de pessoas atraentes não mostrou nenhuma redução na reação.

Ter amigos, relações amorosas e outras relações sociais é bom para sua saúde e bem-estar.

Estar sozinho ou isolado pode afetar sua saúde mental, emocional e física.

Impacto da solidão na saúde

A solidão pode ter consequências dramáticas para a sua saúde. A solidão pode levar a padrões de sono interrompidos, pressão arterial elevada e aumento do cortisol (um hormónio do stress). Pode afetar o sistema imunitário e diminuir a sensação geral de contentamento. A solidão também é um fator de risco para comportamento antissocial, depressão e suicídio.Para concluir, se deseja levar uma vida mais saudável e colher os benefícios mentais, emocionais e físicos que relacionamentos saudáveis podem proporcionar, é importante cultivar e conhecer novos amigos na sua vida que fazem você se sentir seguro e apoiado – sejam eles românticos ou não…. Mas é claro, aquela pessoa especial, a relação amorosa é o que nos trás uma vida mais intensa.

COMO CONHECER NOVOS AMIGOS?

Existiriam muitas maneiras de conhecer novas pessoas: Iniciar uma conversa com algumas das pessoas que vê todos os dias, como as pessoas no autocarro todas as manhãs, as pessoas no ginásio ou no parque ou os caixas do supermercado, mas isto é seguro acontecer na sociedade atual? São as pessoas que queremos conhecer? E vivemos numa sociedade em que nem “Bom dia” as pessoas partilham! Assim, uma forma muito mais assertiva e segura de conhecer novos amigos é o Slow Dating, organizado por uma pessoa responsável, que sabe quem são os participantes e os coloca em contato através de vários eventos, onde se conhecem mutuamente de uma forma descontraída e pública, como na Porto e Companhia.

Partilhe este artigo nas redes sociais

Scroll to Top

Receba os novos eventos em primeira mão

× Fale Connosco!