Ter auto confiança para conhecer novos amigos

TER AUTOCONFIANÇA PARA CONHECER NOVOS AMIGOS - PORTO E COMPANHIA - Criar relacionamentos

PORQUE TER AUTO-CONFIANÇA E COMO DESENVOLVÊ-LA?

Imagine que viu este site e pensou que gostava de ir a uma “Dinner Party”, uma “Drink Party”, a um “Workshop” ou outro evento para se divertir, passar um bom tempo, conhecer pessoas novas, conhecer novos amigos quem sabe no meio delas encontrar uma relação amorosa, um relacionamento sério, mas tem vergonha, ou é tímido, é indeciso … tem falta de confiança… leia este artigo, veja como desenvolver a sua auto-confiança e não perca mais as coisas boas da vida.

Todos nós sabemos que a confiança é importante. Mas por que é tão importante e como podemos aumentar a nossa confiança? Respondemos a estas perguntas e damos algumas dicas sobre como aumentar sua confiança. Acredite ou não, aumentar sua confiança pode ser bastante simples – e definitivamente vale a pena o esforço! 

A confiança promove melhores relacionamentos

Quando você está confiante e é seguro de si, as outras pessoas sentem-se mais à vontade perto de si. Isso faz com que eles fiquem mais abertas para interagir consigo. Você tem melhores habilidades de comunicação e é capaz de transmitir as suas ideias e necessidades de forma clara.

Embora isso possa parecer contra-intuitivo, você também pode entrar em discussões com menos frequência porque a sua confiança ajuda-o a defender-se, falar a sua verdade, permitir que os outros falem a verdade deles e encontrar uma plataforma comum.

Ser confiante significa que você se respeita e está ciente do que é verdade para si. Você não vai desistir quando alguém tentar dissuadi-lo das suas crenças porque você sabe o que é verdade para si.

E isso é uma grande qualidade para qualquer relacionamento – romântico ou não!

Uma pessoa confiante:

. tem autoestima elevada

. está disposta a correr riscos saudáveis

. pode lidar com críticas sem sentir a necessidade de se defender ou ficar na defensiva dos outros

. assume a responsabilidade pelas suas próprias decisões e ações 

. é capaz de comunicar os seus sentimentos adequadamente (sem perder o controle)

.  sabe como se sente sobre as coisas que acontecem na vida (em vez de ficar confusa ou insegura)

Pessoas confiantes podem tirar o melhor proveito de uma situação adversa

Se você estiver confiante, poderá tirar o melhor proveito de uma situação adversa. Quando as coisas não são como quer, é fácil perder a esperança ou rebaixar-se. Mas se tiver autoconfiança, mesmo quando as coisas não vão bem, você não perde a coragem e continua focado nos seus objetivos.

Este não é apenas um cenário hipotético: estudos mostram que as pessoas que acreditam em si mesmas são mais saudáveis, têm melhores relacionamentos, têm maior probabilidade de ter melhores oportunidades de carreira. 

Pessoas com alta autoconfiança tendem a ter melhor saúde emocional e física do que aquelas com baixa autoconfiança. A maneira como pensam afeta todos os aspetos de suas vidas, incluindo como eles lidam com situações potencialmente stressantes, como conflitos ou contratempos em geral (sejam pessoais ou profissionais).

Como as pessoas confiantes estão convencidas de suas habilidades, elas podem enfrentar desafios e superá-los com sucesso – algo muito difícil para pessoas que não acreditam em si mesmas.

A confiança ajuda a lidar com o medo e a ansiedade

O medo em si não é uma coisa negativa– é uma emoção normal e saudável que pode ajudá-lo a sobreviver a situações perigosas. Mas pode ser debilitante quando domina toda a sua vida e o impede de fazer o que deseja.

A autoconfiança ajuda-o a superar o medo, dando-lhe força para enfrentá-lo de frente, em vez de permitir que ele controle os seus pensamentos e ações.

Quando tem autoconfiança, não importa o quanto tenha medo de alguma coisa: a sua confiança ajuda-o a ter o poder de lidar com a situação de qualquer maneira!

A confiança é um antídoto para o medo.

O medo faz parte da vida e, em muitos casos, é até necessário para nos salvar de situações terríveis, como ser comido por leões! Mas quando você se depara com algo que o assusta, a sua confiança é fundamental para saber se você pode ou não superá-la.

Quando alguém tem total confiança em si– ou pelo menos confiança suficiente para ter coragem de tentar – muitas vezes consegue superar qualquer desafio que se propõe a fazer, apesar do medo de falhar ao longo do caminho.

Pessoas confiantes são mais resilientes

A autoconfiança também está associada à resiliência – a capacidade de lidar com o stress.

Provavelmente conhece pessoas que resistem relativamente bem às tempestades da vida, enquanto outras desmoronam ao menor sinal de um problema. Pessoas confiantes são mais propensas a tentar novas estratégias para superar um desafio do que pessoas com baixa autoestima.

Construa resiliência:

Não desista!

Nem tudo na vida é voltado para o sucesso, mas nada de bom jamais foi realizado sem tentar de novo e de novo até dar certo.

Evite o diálogo interno negativo

Pode ser difícil não se culpar quando as coisas não saem como planeado, mas repreender-se não o levará a lugar nenhum. Em vez disso, concentre-se no que você fez bem e no que pode fazer melhor da próxima vez (com confiança!).

A confiança permite que você tome melhores decisões

A importância da tomada de decisão não pode ser exagerada. Todos os dias temos que tomar muitas decisões, quer percebamos ou não.

Tomar boas decisões significa que você ficará mais feliz e satisfeito com a sua vida. Isso também significa que você pode atingir os seus objetivos e conseguir o que deseja.

A autoconfiança é um fator importante para fazer boas escolhas. Quando você é uma pessoa autoconfiante, pode tomar decisões mais informadas e confiantes sobre diferentes aspetos da sua vida.

Dessa forma, pode maximizar os benefícios das decisões que toma para si e para as pessoas ao seu redor.

Lembre-se, ser confiante não significa confiar cegamente em si mesmo ou estar muito seguro de si não pedindo ajuda aos outros quando necessário. Ser confiante significa confiar na sua capacidade de pesquisar opções e tomar decisões bem informadas com base em todas as informações disponíveis.

Mas isso não significa que pessoas autoconfiantes sejam imprudentes ou descuidadas – elas simplesmente não têm medo de se esforçar para crescer como pessoa e ter sucesso em todas as áreas de suas vidas. Mesmo quando as coisas não saem como planeado, elas encontram uma maneira de seguir em frente e alcançar seus objetivos na vida.

Experimentar coisas novas pode aprimorar suas habilidades, talentos e habilidades.

. aprenderá mais sobre si mesmo e sobre o que é capaz de fazer.

. descobrirá pontos fortes e fracos ocultos que, de outra forma, seriam desconhecidos.

Experimentar coisas novas é uma oportunidade de aprender mais sobre o mundo em que vivemos.

Pessoas que expressam confiança inspiram confiança nos outros

A autoconfiança pode ter um efeito contagioso. Quando as pessoas se sentem confiantes em situações sociais, outras são atraídas por elas, porque a confiança é magnética: inspira confiança nos outros.

Esta é a natureza humana: imitamos o que vemos e ouvimos de outras pessoas. Quando alguém exala confiança, é provável que aqueles que o observam imitem seu comportamento.

Portanto, se sentir ansiedade social, considere como aumentar sua autoconfiança geral – veja as dicas no final deste artigo.

Cuide de você e de suas necessidades. Embora isso possa parecer óbvio, é fácil esquecer que, se você não cuidar de si mesmo primeiro, não poderá estar presente para os outros de maneira eficaz.

Aprenda com os seus erros. Não pense nas coisas que deram errado; concentre-se no que deu certo e como melhorar para a próxima vez.

Faça coisas que façam sentir-se bem consigo mesmo – qualquer coisa, desde ler e aprender uma nova habilidade, sair e vir ter connosco, aos eventos da Porto e Companhia.

Coloque-se em situações desafiadoras, como reuniões sociais com pessoas que você ainda não conhece muito bem. A confiança flui da experiência – ela floresce com ela, na verdade.

Aprenda a deixar de lado os pensamentos negativos, distanciando-se desses pensamentos para que eles tenham menos poder sobre sua vida.

Confie no seu forte senso do que é certo para você.

Use afirmações positivas.

Não veja a falta de confiança como uma fraqueza – veja-a como uma oportunidade de crescer.

Colocar esses três princípios em prática na sua vida diária certamente o ajudará tornar-se uma pessoa mais confiante:

Pratique a auto-compaixão. Não se critique.

Aceite elogios.

Estabeleça metas realistas.

Na Porto e Companhia estamos à sua espera, cheios de Amizade e Amor para que possa conhecer novos amigos, e quem sabe o Amor da sua vida.

Partilhe este artigo nas redes sociais

Scroll to Top

Receba os novos eventos em primeira mão

× Fale Connosco!